Musica Moderna

A Música Moderna chegou com o século XX, trazendo para a música mudanças em relação à sonoridade, que resultaram de novas técnicas de composição e de instrumentos com sons inovadores. È neste contexto que surgem os primeiros instrumentos musicais ligados a Música Moderna, em uma primeira fase, à música pop e rock, e numa segunda etapa, a outros gêneros musicais. Alem deles, podemos falar tambem da musica classica que, apesar da denominação música clássica ter de início se referido apenas ao estilo musical da época neo-clássica, atualmente quando se fala em música clássica a ligação é feita imediatamente com a música erudita, em contraposição com a música popular.

Nesta fase há uma tendência para valorizar as culturas européias mas devemos lembrar que este fator foi impulsionado pela evolução dos meios de comunicação. Outro fator importante que impulsionou o melhor da musica, ou seja, a Música Moderna foi o aparecimento da gravação o qual abriu um novo horizonte para as produções musicais.

Buscando novas sonoridades para a Música Moderna alguns compositores passam a explorar o som de vários utensílios e objetos para transformar em instrumentos musicais, enquanto os instrumentos convencionais vão sendo transformados e preparados de forma a aumentar as suas possibilidades sonoras e de timbre, pois é importante saber que o timbre é um dos parâmetros da Musica Moderna dos mais valorizados.

Gostou do artigo sobre Musica Moderna? Veja mais sobre Musica aqui!

Musica - Artigos mais visitados