Música Infantil

Tradicionalmente, as únicas músicas infantis eram as canções tradicionais de roda e de ninar. Os jogos e brincadeiras tinham sua própria trilha sonora nas músicas cantadas em coro pelos participantes. A música infantil fazia parte do cotidiano de cada criança, inclusive na hora de dormir, quando as mães embalavam os filhos com as cantigas de ninar.

Essa música infantil mais tradicional tem melodias ritmadas e letras simples, porém fantasiosas, e são cantadas até hoje, como as cantigas de roda ‘Atirei o pau no gato’, ‘Escravos de Jó’, ‘Fonte do Itororó’ – que foi inspirada em um episódio da guerra do Paraguai, e as canções de ninarBoi da cara preta’ e ‘Se essa rua fosse minha’.

Com as novas formas pedagógicas, surgiu um novo tipo de música infantil, voltado para o ensino tanto de boas maneiras e comportamento, como as de Bia Bedran e aquelas cantadas em programas educacionais, misturando melodias cativantes com letras simples e diretas que falam dos hábitos diários de cada criança.

Filmes, seriados e desenhos infantis tem em suas trilhas sonoras canções feitas especialmente para o público infantil, que acabam sendo por vezes grandes sucessos de vendas e de execução em rádios. Nem sempre essa música infantil é cantada por crianças, como as trilhas sonoras de desenhos, geralmente executadas por grandes nomes da música internacional.

por: Ana Cristina Rodrigues

Gostou do artigo sobre Música Infantil? Veja mais sobre Musica aqui!

Musica - Artigos mais visitados